O projeto CALEIDOSCÓPIO integra a rede CLAIM do Alto Comissariado para as Migrações e é cofinanciado pelo FAMI (Fundo de Asilo, Migração e Integração) que objetiva a promoção da integração de imigrantes Nacionais de Países Terceiros (NPT – não Europeus).

Esta resposta inovadora poderá assumir-se como projeto-piloto, funcionando como espaço de reflexão, partilha e diagnóstico, como ponto de partida para a abertura de mais respostas similares por parte da Rede CLAIM.
Qualquer pessoa, independentemente da idade, deficiência, identidade de género, raça, crença religiosa ou orientação sexual, nacionalidade, classe social, diferentes grupos etários pode ser vítima de violência, tráfico e/ou discriminação. Os NPT são pessoas mais vulneráveis, com um maior número de fatores de risco de exposição a estas situações e, decorrente deste diagnóstico, devem ter acesso a estruturas e profissionais que funcionem como fatores de proteção.
Assim, o CALEIDOSCOPIO prevê um conjunto de serviços especializados a NPT, vítimas de violência doméstica, trafico de seres humanos e/ou discriminação, e seus familiares, garantindo atendimento, informação e apoio no acesso a um conjunto de serviços adequados à resolução da problemática.
Visa, igualmente, dar visibilidade às problemáticas e sinalizar perante a comunidade migrante que existem respostas, que existem entidades especificas para apoiar as vítimas

Atividades:
– Atendimento e acompanhamento psicológico e jurídico a vitimas de violência doméstica Migrantes  NPT (Nacionais de Países Terceiros)
– Atendimento e acompanhamento psicológico e jurídico a vitimas de Trafico de Seres Humanos Migrantes NPT (Nacionais de Países Terceiros)
– Aulas de português (ensino não formal) para Migrantes, de forma a promover a sua integração;
– Atividades de animação sócio cultural que objetivem a integração dos Migrantes NPT

A equipa técnica e constituída por 1 coordenadora, 1 psicóloga, 1 jurista, 1 professor de português (ensino não formal), 1 animadora e 1 criador de conteúdos.

Horário de Funcionamento:
Os atendimentos são feitos com marcação prévia, por telefone ou whatsapp.

Contactos:
Telefone: 963 596 830 | 934 085 526
Email: caleidoscopio@casaveracruz.pt | noviolence@casaveracruz.pt

 


Ajude-nos a ajudar!

Onde estamos

Rua Prior Manuel António Fernandes,
nº21, Sá-Barrocas
3800-129 Aveiro

40.6459355, -8.6480528

Contactos

234 380 420 934 000 170
Seg - Sex: 9.00 - 18.30