Conheça o nosso trajeto aos longo de mais de 50 anos de ligação.
Mais de meio século de Educação, Inovação e Solidariedade.
1971
Abertura do Centro de Bem Estar Infantil da Vera Cruz, num edifício na Rua do Gravito, cedido pela Câmara Municipal de Aveiro. Uma vez que este Edifício do Jardim se encontrava em mau estado de conservação, foi organizada uma Comissão de Obras que até 1977 conseguiu realizar as obras necessárias para dar as condições mínimas ao bom funcionamento do Centro.
1977
O Centro Social e Paroquial Vera Cruz, atual Casa Vera Cruz, abriu mais um equipamento, situado no Largo da Capela do Seixal em terreno cedido pela Câmara Municipal de Aveiro, para albergar a valência do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).
1997
Abertura de novo equipamento – o Edifício Padre Fernandes (atual sede) onde passaram a funcionar as valências de Creche e CATL.
1999
Abertura da Empresa de Inserção Puro Linho (estrutura vocacionada para a problemática das mulheres em situação de particular fragilidade económica, social e cultural, procurando integrá-las no mercado de trabalho) com enfoque na área do têxtil lar.
2001
Com o apoio do POEFDS, formalizou o apoio aos imigrantes que entretanto começam a chegaram a Portugal. No âmbito desta iniciativa promoveu o apoio à sua integração, nomeadamente nas questões relacionadas com direitos e deveres, legalização, procura de trabalho, conhecimento da língua portuguesa, entre outras.
2001
Em dezembro mediante a celebração de um Acordo Atípico com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro, a Instituição criou o Gabinete Entre Laços (um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – CAFAP), vocacionado para prestar apoio às crianças e jovens em risco e pré-risco, contextualizadas em realidades associadas a problemáticas sociais como delinquência, criminalidade, comportamentos disfuncionais, toxicodependência, abandono escolar, gravidez precoce, entre outras.
2002
Apercebendo-se da grande lacuna ao nível da formação profissional de uma boa parte da população de Aveiro, a Instituição desenvolveu um processo de acreditação junto do INOFOR (atual DGERT), que culminou no seu reconhecimento como entidade formadora acreditada, mediante o Despacho n.º 15868/2002, de 28 de Junho. Esta acreditação tem vindo a ser renovada.
2003
Em março, na sequência do trabalho realizado com a imigração, nasceu o Centro Local de Apoio ao Imigrante de Aveiro (CLAI de Aveiro), decorrente da celebração de um protocolo com o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME). Atualmente este gabinete denomina-se Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante (CLAII de Aveiro).
2003
Início da construção de uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores, a qual iniciou o seu funcionamento em março de 2005, albergando até 16 utentes em simultâneo.
2008
Em Janeiro realizou a abertura da UNIVerA – Unidade de Inserção na Vida Ativa, inserida na Rede UNIVA Imigrante (parceria com o ACIDI e o IEFP), a qual foi transformada em Gabinete de Inserção Profissional em 2009 denominado por GIP UNIVERA.
2008
Em Setembro iniciou o projeto Alternativas, vocacionado para a prevenção do consumo de substâncias ilícitas por crianças e adolescentes em situação de risco.
2009
Em Agosto deu início ao Projeto Aveiro + Intercool |Edição 1, que visa o desenvolvimento de Projetos Municipais para a Promoção da Interculturalidade, nos domínios da Educação, do Mercado de Trabalho e da Sensibilização da Opinião Pública. Este projeto foi dirigido à população imigrante de Aveiro.
2009
Em Setembro iniciou o funcionamento da Creche da Vera e do Cruz, construída com o apoio do Programa PARES, para dar resposta à elevada procura deste serviço por parte da população.
2011
Em Agosto, o CSPVC obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ implementado na prestação de serviços à infância – creche, pré-escolar e centro de atividades de tempos livres (CATL), de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2008.
2011
Atribuição da “bandeira verde” às entidades que se revelaram amigas e defensoras do ambiente. O CSPVC concorreu pela 1ª vez a este programa no ano letivo de 2011/2012 ganhando a sua 1ª bandeira verde nesse mesmo ano, tendo-se prolongado até à presente data.
2011
O “Aveiro + InterCool” viu aprovada a candidatura para a segunda edição, que decorreu de janeiro de 2011 a Maio de 2012, continuando a trabalhar as questões da interculturalidade.
2012
Em fevereiro foi constituída a “Liga dos Amigos do CSPVC” por membros que contribuem, com apoio pecuniário e/ou com trabalho voluntário, colaborando e apoiando as ações desenvolvidas e propondo outras consideradas pertinentes.
2012
Desde maio de 2012 até dezembro de 2013 decorreu a terceira edição do “Aveiro + InterCool”, através de 6 atividades: Danças do Mundo, Teatro IMI’ART, Promoção do Empreendedorismo Imigrante, GPS – Gabinete Psico-social, Orçamento Participativo e Corfebol.
2012
A 1 de junho deu-se início ao Clube Veritas que engloba atividades e oficinas destinadas a cidadãos com idade superior a 55 anos, com o intuito de promover um envelhecimento ativo e o convívio intergeracional, dando preferência a pessoas com ligações familiares a utentes do CSPVC e residentes no concelho de Aveiro.
2013
Em 27 de fevereiro o Projeto do Centro Social Paroquial da Vera Cruz – CSPVC “Clube Veritas | Saudavelmente Feliz” foi um dos projetos vencedores que contaram com o apoio da Missão Sorriso 2012, promovida pelo Continente com a parceria da Direção Geral de Saúde.
2013
Em junho o CSPVC alargou a certificação do sistema de gestão às valências da Casa Abrigo Vera Vida (CAVV) e ao Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), de acordo com a ISO9001:2008.
2013
Em dezembro o CSPVC recebeu o Selo Escola Intercultural, atribuído pela Direção Geral de Educação e pelo Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural, para os anos letivo 2012/2013 e 2013/2014, à valência de Pré-Escolar. Esta iniciativa visa distinguir as Escolas que se destacam pelo reconhecimento e valorização da diversidade como uma oportunidade para a promoção do sucesso educativo. Pelos projetos desenvolvidos e pelas dinâmicas implementadas o CSPVC viu reconhecido o seu trabalho, o que muito nos orgulha.
2014
Em fevereiro o Projeto do SAD (Serviço de Apoio Direto), na área da luta contra a fome, do CSPVC, foi um dos projetos vencedores que contaram com o apoio da Missão Sorriso 2013, promovida pelo Continente.
2014
Ainda em fevereiro iniciou o projeto Alternativas II, vocacionado para a prevenção do consumo de substâncias ilícitas por crianças e adolescentes em situação de risco.
2015
A 21 de janeiro o CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) foi distinguido como iniciativa com alto potencial em inovação e empreendedorismo social pelo MIES (Mapa de Inovação e Empreendedorismo social).
2015
A 6 de fevereiro realizou-se a Cerimónia de Inauguração do Pavilhão “Sorriso em Missão / Clube Veritas”, equipamento para atividades no âmbito do envelhecimento ativo e convívio intergeracional, para a valorização e bem-estar da população sénior.
2015
O CSPVC alargou a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade à prestação de serviços de formação profissional, de acordo com a ISO9001:2008, pela APCER.
2016
A 1 de janeiro de 2016 arranca o projeto CLAIM AVEIRO VC, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado ininterruptamente desde 2001, de apoio à população migrante.
2016
Em maio de 2016 a DGERT certificou o CSPVC como entidade formadora nas áreas de educação formação: Serviços de Apoio a Crianças e jovens (761) e Trabalho social e Orientação (762).
2016
Em fevereiro de 2016 o Alternativas II consegue a renovação do projeto por mais 2 anos (até fevereiro de 2018), garantindo assim a continuidade da prestação do apoio à população.
2016
O Projeto RODA 65 – Mobilidade Suave, Mobilidade Saudável no âmbito do Clube Veritas recebeu uma menção honrosa no âmbito da candidatura ao Prémio BPI Senior 2016.
2017
Em janeiro de 2017 dá início o projeto RLIS – Rede Local de Intervenção Social, que realiza apoio à população nas áreas de atendimento e acompanhamento social em todo o concelho de Aveiro.
2017
Ainda em 2017 o Pré-Escolar vê renovado o seu Selo Escola Intercultural, atribuído pela Direção Geral de Educação e pelo Alto Comissariado para as Migrações, para os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018
2017
Desde julho de 2017 o CSPVC dispõe de um sistema de gestão da qualidade certificado de acordo com a ISO 9001:2015 pela APCER.
2017
Em agosto de 2017 foi aprovado o projeto INTERCULTURAS, que permitirá o funcionamento do CLAIM até 2020 bem como a realização de diversas atividades culturais de integração da comunidade de Nacionais de Paises Terceiros.
2018
O projeto Alternativas III foi aprovado, garantindo apoio financeiro do SICAD até janeiro de 2020.
2021
O projeto CALEIDOSCÓPIO, desenvolvido pela Casa Vera Cruz, é cofinanciado pelo FAMI (Fundo de Asilo, Migração e Integração) e objetiva a promoção da integração de imigrantes nacionais de Países Terceiros (não Europeus).
2021
Uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.
2022
Nova imagem reforçando os nossos valores, mantendo o mesmo compromisso.
2022
O projeto SELO PROTETOR constitui-se como um sistema integrado de gestão do risco e perigo e representa uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança, de acordo com o previsto no Artigo 7º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
2022
Em julho 2022 o Pré-escolar da Casa Vera Cruz foi distinguido com a atribuição do Selo “Escola Saudávelmente – Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2022-2024, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) na promoção da Saúde Psicológica Escolar.
2022
Através do Programa Escolas pelos Direitos da Criança, (Infografia-Programa-Educação-pelos-Direitos (1).pdf) a UNICEF Portugal desenvolve iniciativas com escolas para a promoção do ensino, aprendizagem e aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC)
2023
O projeto Aveiro, Casa que Acolhe, visa apoiar e integrar migrantes oriundos do Afeganistão e da Ucrânia, requerentes ou beneficiários de proteção internacional ou proteção temporária.
2023
A Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI) inicia um novo ciclo para o quadriénio 2023-2027, com a adesão de 66 novas escolas membro. Este marco resulta do notável interesse manifestado por 126 escolas em todo o país.
2023
A Casa Vera Cruz foi reconhecida desde o ano letivo 2011/2012 com o Galardão Eco-Escolas tendo obtido este ano o seu 11º Galardão Eco Escolas consecutivo.
Conheça as novidades sobre a Casa Vera Cruz
Rua Prior Manuel António Fernandes,
nº21, Sá-Barrocas
3800-129 Aveiro