Teatro do Oprimido- Formação Certificada
Duração: 25h
Local: Casa Vera Cruz – Rua Prior Manuel A. Fernandes, nº 21 3800-129 Aveiro.
Nº de formandos : 20 (a formação só se realizará se existirem 20 inscrições)
Preço: 50€
Datas e Horas:
- Dias 16 e 17 de outubro – das 9h30 ao 12h30 / 14h às 17h30
- Dias 24 e 25 de outubro das 9h30 ao 12h30 / 14h às 17h00
Descrição: O Teatro do Oprimido é uma ferramenta, enquanto estratégia de intervenção social, que promove o empoderamento de populações socialmente vulneráveis. O teatro do Oprimido de Augusto Boal recria a realidade, identificando temas prioritários para serem debatidos e resolvidos por cada grupo ou comunidade, dando lhes a possibilidade de procurar e (re)inventar soluções para os resolver. É neste contexto, que fomenta o conhecimento e a consciência crítica e promove nos intervenientes um aumento de competências pessoais/psicológicas, bem como sociais, nomeadamente ao nível da cidadania. Falamos portanto num acréscimo de poder psicológico, social e político. Esta mudança no indivíduo, conduz ao empoderamento individual, grupal e comunitário que é, ele mesmo, um objetivo da intervenção social.
Público-alvo: Profissionais da área social e/ou educacional que trabalhem, ou pretendam vir a trabalhar, com populações vulneráveis e que pretendam fomentar a mudança no indivíduo e o seu empoderamento individual, grupal e/ou comunitário
Objetivos:
- Dotar os intervenientes das ferramentas-base do Teatro do Oprimido de modo a mudar comportamentos e atitudes,
- Promover a participação, cooperação e a responsabilidade quer individual quer grupal.
- Desenvolver, através do Teatro a mudança pessoal e grupal, designadamente no âmbito da (con)vivência saudável em ambientes grupais/comunitários.
Formadora: Miriam Bernardino (Psicóloga com formação em Teatro e Teatro do Oprimido)
Requisitos: É importante ter em atenção que as dinâmicas/exercícios são experimentais, implicando compromisso, dedicação, capacidade de partilha com o grupo, pelo que se solicita que os participantes estejam presentes em todas as sessões (salvo circunstâncias de força maior). As atividades serão desenvolvidas em torno de temas que os participantes se predisponham a aprofundar e que lhes possibilitem adquirir os conhecimentos para aplicar esta metodologia com os grupos com que vierem a trabalhar. No final da formação, poderá ser realizada uma sessão pública de Teatro Fórum, como forma de apresentação do trabalho realizado.