Formação Certificada “Teatro do Oprimido”

Teatro do Oprimido- Formação Certificada

Duração:
25h
Local: Casa Vera Cruz – Rua Prior Manuel A. Fernandes, nº 21 3800-129 Aveiro.
Nº de formandos : 20 (a formação só se realizará se existirem 20 inscrições)
Preço: 50€

Datas e Horas:

    • Dias 16 e 17 de outubro – das 9h30 ao 12h30  / 14h às 17h30
    • Dias 24 e 25 de outubro das 9h30 ao 12h30 / 14h às 17h00


Descrição:
O Teatro do Oprimido é uma ferramenta, enquanto estratégia de intervenção social, que promove o empoderamento de populações socialmente vulneráveis. O teatro do Oprimido de Augusto Boal recria a realidade, identificando temas prioritários para serem debatidos e resolvidos por cada grupo ou comunidade, dando lhes a possibilidade de procurar e (re)inventar soluções para os resolver. É neste contexto, que fomenta o conhecimento e a consciência crítica e promove nos intervenientes um aumento de competências pessoais/psicológicas, bem como sociais, nomeadamente ao nível da cidadania. Falamos portanto num acréscimo de poder psicológico, social e político. Esta mudança no indivíduo, conduz ao empoderamento individual, grupal e comunitário que é, ele mesmo, um objetivo da intervenção social.

 Público-alvo: Profissionais da área social e/ou educacional que trabalhem, ou pretendam vir a trabalhar, com populações vulneráveis e que pretendam fomentar a mudança no indivíduo e o seu empoderamento individual, grupal e/ou comunitário

 Objetivos:

  • Dotar os intervenientes das ferramentas-base do Teatro do Oprimido de modo a mudar comportamentos e atitudes,
  • Promover a participação, cooperação e a responsabilidade quer individual quer grupal.
  • Desenvolver, através do Teatro a mudança pessoal e grupal, designadamente no âmbito da (con)vivência saudável em ambientes grupais/comunitários.

 Formadora: Miriam Bernardino (Psicóloga com formação em Teatro e Teatro do Oprimido)

Requisitos: É importante ter em atenção que as dinâmicas/exercícios são experimentais, implicando com­promisso, dedicação, capacidade de partilha com o grupo, pelo que se solicita que os partici­pantes estejam presentes em todas as sessões (salvo circuns­tâncias de força maior). As atividades serão desenvolvidas em torno de temas que os participantes se predisponham a aprofundar e que lhes possibilitem adquirir os conhecimentos para aplicar esta metodologia com os grupos com que vierem a trabalhar. No final da formação, poderá ser realizada uma sessão pública de Teatro Fórum, como forma de apresentação do trabalho realizado.

Previous Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos

Ajude-nos a ajudar!

Onde estamos

Rua Prior Manuel António Fernandes,
nº21, Sá-Barrocas
3800-129 Aveiro

40.6459355, -8.6480528

Contactos

«Chamada para a rede fixa nacional»
«Chamada para a rede móvel nacional»
Seg - Sex: 9.00 - 18.30